sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Pesca à fisga

A lampreia fixava-se com a ventosa (boca) às rochas no fundo do rio e o pescador, com muito equilibrio, boa visão e melhor pontaria, lembro que nesta altura, primeiros meses do ano, os rios tinham muita água e forte corrente, lá trazia, na maior parte dos casos, a lampreia para dentro do barco.

Esta lampreia, por ser picada e perder sangue, era de qualidade inferior à dos pesqueiros fixos, e, consequentemente, quando vendida, era mais barata.

A pesca à fisga era proíbida e na altura, o guarda rios, um santacombadense, aquando da sua ronda pela zona, obrigava os fisgadores da Foz do Dão a terem olho vivo e barco ligeiro para não serem apanhados em contravenção.

A pesca de barbos e bogas era feita por um par de homens - alguns felizmente ainda vivos - em cada barco, os quais pela madrugada, para não dizer de noite porque era proíbido, com barcos e redes (albitanas e tarrafas) se entregavam à faina.

De manhâ, as peixeiras, (mulheres que vendiam o peixe) iam ter com os pescadores ao rio (em local combinado com estes no dia anterior) buscar o produto da faina e, carregando à cabeça as cestas com muitos quilos de peixe, subiam por veredas as ingremes encostas, até chegarem àquilo que na altura se chamavam estradas.

Depois, na maior parte das vezes a pé, calcorreavam essencialmente os concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu – para o último já utilizavam carreira (autocarro) - vendendo o peixe. Vida dura a destas mulheres! Algumas ainda vivas Graças A Deus.

Regressadas a casa, muitas vezes já alta noite, cansadas, com os pés pisados pelos muitos quilómetros percorridos, era vê-las felizes com o pequeno lucro de 9 ou 10 escudos alcançado, mas animadas, para no dia seguinte repetirem os mesmos sacrificios, para poderem contribuir, nalguns casos exclusivamente, para o sustento das suas famílias.

Havia na Foz do Dão outras formas de pesca, tais como:“À facha, ao cevadoiro, à mão, com guelrricho, com corda, de arreganho, com azorra pra tràs, na brulha (desova) etc..”

- Pesca à fisga, no Rio Mondego-

Nenhum comentário: